A História

Foi na primavera de 1993 que a Hinoportuna surgiu como Tuna da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, registando participações em pequenas actuações ao longo dos seguintes anos.

No entanto, e com o aval do IPVC, a antiga tuna é reorganizada em 2000, sendo fundada a Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que desta forma pretendia abranger todas as escolas, possibilitando a admissão de todos os demais alunos.

Desde logo a Hinoportuna – Tuna Académica teve o intuito de fomentar, inspirar a tradição e espírito da vida académica, sublinhando os objectivos descritos nos seus estatutos de associação, tendo mesmo nesse ano gravado o primeiro CD, “PREFÁCIO”.

Devido a esse empenho na defesa das tradições académicas, é com orgulho que a Hinoportuna procura promover o seu Instituto, a sua cidade Viana do Castelo, e assim como todo o Alto Minho. Foi homenageada pelo IPVC com o Prémio de Mérito Académico em 2001 e 2002, sendo a única associação académica a receber por duas vezes consecutivas tão prestigiado prémio.

O seu mérito tem vindo a ser reconhecido nos vários festivais em que tem participado por todos os cantos de Portugal e ilhas, tendo com a sua música e boa disposição, que é característica dos seus elementos, conquistado um sem número de prémios e adeptos.

Para além de actuar em festivais e encontros de tunas no Continente e Ilhas, tendo já obtido várias vezes a melhor classificação, a Hinoportuna tem vindo a participar nos mais diversos eventos como festas de beneficência, casamentos, festas populares, tendo já levado a sua música a outros países da Europa como Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Itália, Luxemburgo, e aos principados de Andorra e Mónaco.

A Hinoportuna – Tuna Académica é a promotora e organizadora do Lethes – Festival Internacional de Tunas Cidade de Viana do Castelo, que todos os anos se realiza em Abril no renovado e aclamado Teatro Municipal Sá de Miranda, recebendo neste evento algumas das melhores tunas nacionais, aplaudidas sempre por lotação esgotada. Neste momento, está a preparar já a sua 10ª edição, que decorrerá a 26 de Março de 2010.

Devido à excelente relação de amizade existente entre a Hinoportuna e a Tuna de Veteranos de La Coruña, ambos os grupos ‘irmanaram-se’ em Abril de 2001, numa cerimónia que decorreu durante o I Lethes.

 

Historia Hinoportuna

Criação da Hinoportuna

 
Maio , 1993
Close Menu